Automotive Business
Siga-nos em:

Notícias

Ver todas as notícias
VW terá plataforma WE de carros compartilhados elétricos

Mobilidade | 05/07/2018 | 13h03

VW terá plataforma WE de carros compartilhados elétricos

Novo negócio começa na Alemanha em 2019 e chegará a outros mercados

REDAÇÃO AB

A Volkswagen vira mais uma página para se distanciar do dieselgate, a fraude no controle de emissões de milhões de veículos. A empresa anunciou que vai oferecer serviços de carros elétricos compartilhados a partir de 2019. A novidade estreia na Alemanha, mas o plano é avançar para uma série de outros mercados da América do Norte, Ásia e Europa – o Brasil, por enquanto, não está no roteiro.

O serviço será oferecido na plataforma WE que está em desenvolvimento na companhia com a promessa de reunir uma série de soluções de mobilidade. A principal delas será o compartilhamento de modelos elétricos, mas aplicativos de estacionamento e outros recursos também estarão na plataforma. Além de distanciar a companhia do dieselgate, a iniciativa leva a Volkswagen para perto da concorrência. Entre as alemãs, a BMW oferece o serviço DriveNow e a Daimler conta com o Car2Go.

O novo negócio será conduzido pela divisão de mobilidade Moia, criada pela companhia em 2016 com foco em carros compartilhados e em novos modelos de negócio no segmento. Para o CEO do Grupo Volkswagen, este movimento é essencial para que a empresa ganhe velocidade para oferecer novas soluções. A gestão da plataforma de carros compartilhados será feita pela UMI – Urban Mobility International, subsidiária do grupo alemão com sede em Berlim.

RENAULT APOSTA EM CARROS COMPARTILHADOS NA FRANÇA


Além da Volkswagen, a Renault anunciou programa de carros compartilhados. A empresa vai lançar em setembro próximo um serviço do gênero em Paris, na França. A novidade vai substituir o Autolib, sistema de compartilhamento de veículos que funcionava na cidade que, desde a chegada da Uber e de outras soluções de transporte, operava em prejuízo. A Renault pretende oferecer mais de 2 mil carros em sua nova plataforma.



Tags: Volkswagen, carros compartilhados, carros elétricos, Moia, WE.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência