Automotive Business
Siga-nos em:

Notícias

Ver todas as notícias
Volkswagen Caminhões e Ônibus amplia parceria com clientes

Engenharia | 04/07/2018 | 16h48

Volkswagen Caminhões e Ônibus amplia parceria com clientes

Montadora adota Big Data em testes de desenvolvimento dentro de empresas de transporte

REDAÇÃO AB

Com o uso de tecnologia e de informações geradas a partir de rastreadores, a Volkswagen Caminhões e Ônibus ampliou sua interação com frotistas, que estão participando ativamente no desenvolvimento de veículos com feedbacks instantâneos diretamente com a montadora. Testes de campo, de pós-venda e engenharia já resultam em melhorias graças à aplicação do Big Data.

A engenharia da montadora disponibiliza um protótipo com rastreador que mapeia todo o desempenho na operação real. Pelo cruzamento dessas informações com as do restante da frota, a VW Caminhões e Ônibus faz a aquisição dos dados do veículo para aperfeiçoamento do modelo. Ao mesmo tempo o cliente recebe avaliações aprofundadas sobre o desempenho de sua frota.

“Essa comunicação direta com a montadora é valiosa. A tecnologia embarcada evoluiu muito nos últimos anos e nós, frotistas, ainda estamos aprendendo a lidar com os recursos”, afirma Hitoshi Aoki, proprietário da Viação na Montanha, de Campos do Jordão (SP).

Os ônibus da companhia têm operação atípica, em ladeiras, grande altitude e ar rarefeito. “Com a ajuda da montadora, percebi um novo conceito para gerir o negócio: o jeito mais eficiente de medir a rentabilidade do ônibus é pelo custo do passageiro por litro de combustível e não simplesmente pela quilometragem”, diz Aoki.

Outra empresa que participou do projeto foi a Viação Triecon, de Barra Mansa (RJ). “Realizamos um trabalho produtivo com a VW. O protótipo que testamos proporcionou um ganho de conforto significativo graças à sua suspensão e seu sistema de amortecimento a ar”, diz Luiz Garcia, gestor operacional da Triecon.

Além das informações levantadas pelo rastreador há uma estrutura de inteligência na fábrica e na rede de concessionárias. Um engenheiro faz o acompanhamento diário do desempenho dos veículos em operação, monitorando e analisando os dados para orientar tanto a equipe na fábrica como a no cliente. Em paralelo, o projeto conta com o suporte dos escritórios regionais de vendas e da rede de concessionárias, que dão o suporte necessário.

Segundo a Volkswagen Caminhões e Ônibus, as avaliações desse tipo já realizadas com quatro empresas tiveram resultado tão positivo que influenciaram a venda de mais de 50 chassis porque, mais que ouvir o cliente, a montadora atua junto na operação, avaliando cada oportunidade de melhoria tanto para o desenvolvimento do veículo como para apoiar a empresa de transporte em ajustes de sua aplicação.

Esse modelo de desenvolvimento já resultou em alterações customizadas de projeto e também no treinamento de motoristas em alguns aspectos da operação.



Tags: Volkswagen Caminhões e Ônibus, VW, Big Data, Viação na Montanha, Viação Triecon.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência