Automotive Business
Siga-nos em:

Notícias

Ver todas as notícias
Volkswagen é a grande vencedora do Prêmio REI 2018
Com premiação no Figueira Rubayat, Automotive Business reconheceu as melhores iniciativas de excelência e inovação

AB | 26/06/2018 | 20h30

Volkswagen é a grande vencedora do Prêmio REI 2018

Companhia levou troféus como montadora do ano e mais quatro categorias

REDAÇÃO AB

A Volkswagen foi eleita Montadora do Ano pelo Prêmio REI, sigla para Reconhecimento à Excelência e Inovação, concedido anualmente por Automotive Business. Este ano a premiação contou com 15 categorias e quatro finalistas em cada uma, escolhidas inicialmente por um júri composto por 33 profissionais do setor automotivo. Depois os vencedores foram escolhidos por eleição aberta que somou quase 20 mil votos nos últimos três meses.

Roberto Cortes, presidente da MAN Latin America, foi eleito Profissional de Montadora. A Maxion Wheels é a Fabricante de Autopeças do Ano e Besaliel Botelho, presidente da Bosch América Latina, o Profissional de Autopeças.

A cerimônia de premiação ocorreu na noite da terça-feira, 26 de junho, no Figueira Rubayat, em São Paulo. Os vencedores das 15 categorias do Prêmio REI 2018 você conhece a seguir, assim como os finalistas de cada categoria.

MONTADORA DO ANO


Volkswagen
Escolhida por uma nova e bem-sucedida estratégia corporativa, que envolve renovação de produtos e maior proximidade com o consumidor. A empresa está investindo R$ 7 bilhões no Brasil para o lançamento de 20 novos modelos até 2020. Quatro deles já estão à venda: Polo, Virtus, Amarok V6 e Golf (hatch e Variant). No acumulado de vendas até maio o Polo é o quarto automóvel mais vendido do Brasil e o Virtus foi responsável por aumento importante do fluxo nas concessionárias.

Outros finalistas e cases da categoria
Caoa (Nasce um gigante)
Nissan (Empresa mantém investimentos no Brasil)
Toyota (60 anos de Brasil)

EMPRESA DE AUTOPEÇAS DO ANO


Maxion Wheels
A fabricante de rodas do Grupo Iochpe Maxion inaugurou em 2016 sua segunda fábrica de rodas de alumínio em Limeira, no interior de São Paulo, com capacidade de 800 mil rodas/ano que pode ser ampliada para 2 milhões/ano. Sua qualidade é reconhecida por clientes como John Deere, Hyundai, Ford, FCA, Caterpillar, General Motors e Toyota.

Outros finalistas e cases da categoria
Aethra (Fornecedor completo)
Eaton (60 anos rodando nas estradas brasileiras)
Fras-le (Estratégia feita de alianças)

PROFISSIONAL DE MONTADORA


Roberto Cortes
O presidente da MAN Latin America foi eleito por ter mantido a confiança inabalada apesar do período difícil que a indústria de veículos comerciais pesados enfrentou nos anos recentes. Na Fenatran de 2017, Cortes levou o projeto ousado da nova família Volkswagen Delivery e também mostrou no evento o primeiro caminhão 100% elétrico desenvolvido no Brasil.

Outros finalistas e cases da categoria
Ana Theresa Borsari (Diretora geral da Peugeot e Citroën)
Mauro Correia (Presidente da Caoa)
Stefan Ketter (Presidente da FCA América Latina; sucedido em março de 2018 por Antonio Filosa)

PROFISSIONAL DE AUTOPEÇAS


Besaliel Botelho
O executivo atua há mais de 30 anos na Bosch, onde teve participação no desenvolvimento de novas tecnologias como o sistema flex. Atuou como interlocutor da indústria de autopeças no governo e conduziu uma reorganização da Bosch no Brasil para adequar a estrutura da companhia à demanda local.

Outros finalistas e cases da categoria
Pietro Sportelli (Presidente da Aethra Sistemas Automotivos)
Dan Ioschpe (Presidente do Sindipeças)
Wilson Bricio (Presidente da ZF América do Sul)

VEÍCULO DE PASSAGEIROS


Volkswagen Virtus
Produzido sobre a moderna e eficiente plataforma modular MQB do Grupo VW, o Virtus se destaca pelo espaço típico dos sedãs médios. Montado na fábrica Anchieta (em São Bernardo do Campo) ao lado do Polo, o carro pode ser equipado com motor 1.6 aspirado de até 116 cavalos ou o 1.0 três-cilindros com turbo e injeção direta de gasolina, que gera até 128 cv.

Outros finalistas e cases da categoria
Peugeot 3008
Renault Kwid
Volkswagen Polo

VEÍCULO COMERCIAL LEVE


Volkswagen Delivery Express
Como o modelo, a MAN Latin America ingressou pela primeira vez em um novo segmento, de 3,5 toneladas. Como um veículo comercial leve, o Delivery Express pode ser dirigido por motoristas com habilitação categoria B, trafegar em áreas restritas à circulação de caminhões e seu motor Euro 5 com tecnologia EGR dispensa a utilização de Arla 32.

Outros finalistas e cases da categoria
Citroën Jumpy
Fiat Ducato
Peugeot Expert

VEÍCULO COMERCIAL PESADO


Volkswagen Constellation 32.360 V-Tronic
O caminhão é indicado para operações severas dentro dos segmentos de mineração, construção civil e agronegócio. Tem motor Cummins de 360 cavalos e transmissão ZF automatizada, novidade para os caminhões de chassi rígido com tração 6x4. São 16 marchas à frente e duas à ré.

Outros finalistas e cases da categoria
DAF CF 85 Off-Road
Mercedes-Benz Actros
Scania R440

MARKETING E PROPAGANDA


Volkswagen
Com uma websérie, a Volkswagen mudou o conceito de comunicação entre marca e consumidor, buscou criar expectativa sobre a chegada do novo Polo. Dividida em oito episódios, a série foi veiculada na web, no site da série e no canal oficial da marca no Youtube. O resultado foi uma trama intrigante, em que a cada episódio mostrava a montadora se reinventando.

Outros finalistas e cases da categoria
CNH Industrial Parts & Service (Campanha Pró-Trator Case IH)
FCA Fiat Chrysler (Divulgação do nome Fiat Cronos com a primeira corrida de Unos Mille com escada)
Suzuki (Campanha do New Vitara)

MANUFATURA


Honda
A montadora venceu na categoria pela redução no consumo de thinner de limpeza, um produto 100% volátil utilizado no processo de pintura. Com uma análise minuciosa, a Honda conseguiu eliminar a emissão anual de 20 toneladas de VOCs (compostos orgânicos voláteis) na atmosfera.

Outros finalistas e cases da categoria
Nissan (Implementação do 2º turno em Resende)
Osram (LEDs para o Fiat Cronos)
Pollux (Linha de montagem de painéis just-in-sequence)

LOGÍSTICA


MWM
A fabricante de motores diesel venceu pela criação de um fluxo contínuo no recebimento de materiais, adequado ao novo Sped fiscal Bloco K. Em sua operação de peças de reposição em Jundiaí (SP), a nova metodologia permitiu o fluxo contínuo de entrada de materiais e a disponibilidade de produtos acabados no próprio dia da chegada. Um dos resultados foi a diminuição em mais de 80% do lead time interno de atendimento aos clientes.

Outros finalistas e cases da categoria
Bosch (Otimização do transporte de resíduos de coleta seletiva)
ID Logistics e MWM (Ferramentas lean na linha de montagem de kits de cilindros)
ZF (Novo centro de distribuição)

INOVAÇÃO E TECNOLOGIA


Bosch
Com o Projeto IAAT (Investigação Avançada dos Acidentes de Trânsito), em cooperação com SAE Brasil, Emdec de Campinas (SP), Polícia Científica, Bombeiros, Universidade Mackenzie, Takata e Idiada, a fabricante de autopeças realizou uma investigação aprofundada de acidentes de trânsito ocorridos em Campinas (SP). O trabalho é inédito na América Latina e permitirá no médio prazo entendimento melhor embasado das principais ocorrências, as causas de ferimentos e fatalidades; e com isso identificar ações educativas e indicar a criação de infraestrutura apropriada.

Outros finalistas e cases da categoria
BMW (Corredor para recarga de carros elétricos entre Rio de Janeiro e São Paulo)
FCA (Manufacturing 2020 e Simcenter)
Librelato (Sistema de segurança para cargas perigosas)

SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL


Pirelli
A fabricante desenvolveu o primeiro pneu de alto desempenho feito com borracha natural de guaiule, um arbusto que cresce em climas áridos. A Pirelli testou com êxito um protótipo nos campos de provas italianos de Vizzola Ticino e Balocco utilizando um Maserati Ghibli. Os resultados demonstraram o mesmo desempenho de pneus fabricados com polímeros sintéticos e produtos derivados do petróleo.

Outros finalistas e cases da categoria
Autoforjas (Eliminação de óleo refrigerante no processo de usinagem)
BMW (Centro social na fábrica de Araquari, SC)
DAF (Programa de diversidade)

AUTOPEÇAS E SISTEMAS


Basf
Com seu produto CathoGuard 800, à base d’água e sem metais pesados, a empresa consegue proteger superfícies metálicas da corrosão até mesmo em regiões litorâneas. Outro benefício do produto é a redução de 15% a 20% do volume de tinta utilizado na pintura e, por consequência, a quantidade de água no processo produtivo.

Outros finalistas e cases da categoria
Aethra (Estampagem a quente)
Mahle (Pistões com menor formação de carvão)
Zen (Polias de alternador com tecnologia brasileira)

MOTORES E TRANSMISSÕES


Porsche
Conjunto híbrido e transmissão PDK de dupla embreagem e oito marchas, que equipa o modelo Panamera 4 E-Hybrid. O motor 2.9 V6 a gasolina com 330 cavalos é associado a um motor elétrico de 136 cavalos. Em modo combinado geram 462 cv. O carro acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,6 segundos e atinge 278 km/h de velocidade máxima. Apesar do alto desempenho esportivo, consegue percorrer 26 quilômetros com apenas um litro de combustível.

Outros finalistas e cases da categoria
Eaton (Pimeira transmissão automatizada para veículos de coleta de resíduos)
Sabó (Prototipagem 3D)
Scania (Novos motores com tecnologia XPI)

INSUMOS


Gerdau
Por meio da utilização de inteligência artificial, a fabricante de aços automatizou o processo de consultas dos clientes. Com isso, reduziu de cerca de dez dias para alguns poucos segundos a resposta de viabilidade de produção de aços longos especiais para o setor automotivo.

Outros finalistas e cases da categoria
Axalta (Aquaec 2600EP, proteção anticorrosiva)
Borealis (Retrovisor externo de polipropileno de alto desempenho)
Dupont (Termoplástico Hytrel, para utilização em motores turbo)



Tags: Prêmio REI, prêmio, excelência, inovação, Automotive Business, premiação, Volkswagen, Virtus, Maxion Wheels, MAN Latin America, Delivery Express, Constellation, Roberto Cortes, Bosch, Besaliel Botelho, Honda, MWM, Pirelli, Basf, Porsche, Gerdau.

Comentários

  • Gian

    Sériomesmo que prevalece o esquecimento !? A Empresa que mais ENGANOU seus clientes e a vencedora .. tsc tsc tsc ...

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência