Automotive Business
Siga-nos em:

Notícias

Ver todas as notícias
CPFL estuda investida no mercado de eletromobilidade

Estratégia | 19/06/2018 | 19h10

CPFL estuda investida no mercado de eletromobilidade

Após concluir amplo estudo sobre carros elétricos, companhia avalia oportunidades de negócio no setor

GIOVANNA RIATO, AB

A aguardada evolução da presença dos carros elétricos no Brasil pode criar novas oportunidades de negócio não só para a indústria automotiva. A CPFL, empresa que gera e distribui energia em quatro estados brasileiros, está dedicada a descobrir possibilidades de atuação no setor de eletromobilidade. A empresa concluiu amplo estudo sobre o tema, o projeto Emotive, que avaliou por cinco anos a performance de modelos eletrificados em condições reais de uso por empresas e pessoas físicas.

Com 16 veículos de várias marcas e 25 postos de recarga, o programa acumulou 450 mil quilômetros rodados, envolveu mil colaboradores e contou com a parceria de uma série empresas da região de Campinas (SP), como Bosch, Hertz e Graal.

O objetivo do estudo era avaliar o impacto da tecnologia na demanda por energia elétrica no Brasil, entender os hábitos dos clientes quando rodam com estes modelos e dar alguns passos para criar um ecossistema de mobilidade no Brasil que envolva vários elos das iniciativas pública e privada. Com um amplo mapeamento nas mãos, a CPFL pretende agora entender quais modelos de negócio pode desenvolver para participar deste novo mercado.

“A cadeia de valor do carro elétrico vai atrair muitos novos players e serviços”, diz Rafael Lazzaretti, diretor de estratégia e inovação da empresa.



Ele avalia que, além de investir em geração e distribuição para atender à demanda, a companhia poderá usar a sua experiência no desenvolvimento de sistemas de energia, cobrança por consumo, manutenção e infraestrutura de rede de recarga.

“Poderíamos oferecer estes serviços para terceiros, como postos de abastecimento de carros elétricos, por exemplo”, diz. Sem dar muitos detalhes, ele diz que a empresa está debruçada em entender suas possibilidades neste novo universo. Outro objetivo agora que o levantamento está concluído é contribuir para o desenho de normas e leis que façam sentido para estimular o avanço da mobilidade elétrica.



Tags: carro elétrico, CPFL, projeto Emotive.

Comentários

  • MoisésT. Silva

    Bomdia! Pelo que vejo nas fotos, testaram somente carros elétricos que estão fora do poder aquisitivo do brasileiro mesmo com a futura redução do IPI. Atentem para carros e comerciais que estão sendo trazidos da china e adequados para nosso país pela Hitech Electric de Curitiba e sua parceria com a Porto Seguro para assistência técnica.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência