Automotive Business
Siga-nos em:

Notícias

Ver todas as notícias
Gerdau muda diante de cenário desafiador
Raquel Cardoso, gerente de RH, apresentou principais linhas do plano de transformação cultural para a Gerdau até 2022

Trabalho | 11/06/2018 | 19h33

Gerdau muda diante de cenário desafiador

RH expõe plano para transformação cultural da empresa até o ano de 2022

MÁRIO CURCIO, AB

Os anos recentes levaram o departamento de Recursos Humanos da Gerdau a elaborar um grande plano de transformação cultural até 2022. “O projeto começou há quatro anos, diante de um cenário econômico desafiador, com margens de lucro cada vez menores e concorrência mais acirrada. Sentamos com o conselho para discutir o futuro da empresa”, afirma a gerente de RH da Gerdau, Raquel Cardoso, convidada do VI Fórum de RH na Indústria Automobilística, realizado por Automotive Business em São Paulo na segunda-feira, 11.

A questão da diversidade está focada nas mulheres por se tratar de um tema novo, segundo Raquel. Ela recorda também que a Gerdau estabeleceu algumas bases para o desenvolvimento de seu plano de transformação cultural.

Uma delas pressupõe autonomia com responsabilidade: “Se há possibilidade de erro (em uma nova ação ou projeto), que seja por um curto período ou com custo baixo”, explica Raquel. Outra base para a mudança cultural dentro da empresa exige líderes desenvolvendo líderes.

“Um líder na Gerdau precisa investir 30% de seu tempo em pessoas”, recorda Raquel. Abertura a novas ideias e práticas, simplicidade e austeridade também formam a base do projeto para até 2022.

TEMPOS MODERNOS


Segundo a gerente de Recursos Humanos, nos setores em que é possível a companhia já adota práticas como home office e jornada flexível de trabalho, neste caso com uma hora a mais de segunda a quinta-feira e trabalho às sextas até o meio-dia.

“Mas é verdade que a maior parte das unidades tem turnos fixos porque não conseguimos tirar os operadores de dentro das fábricas, mas neste caso promovemos encontros internos com filhos, familiares e também sobre oportunidades de empreendedorismo dentro de casa.”

Assista ao vídeo produzido durante o fórum de RH:




Tags: Gerdau, RH, Recursos Humanos, Raquel Cardoso, jornada flexível, diversidade, empreendedorismo.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência