Automotive Business
Siga-nos em:

Notícias

Ver todas as notícias
Daimler Trucks cria divisão dedicada a caminhões elétricos
A partir da esquerda, os caminhões elétricos eM2 106, eCascadia, o ônibus escolar Thomas Built Saf-T Liner C2 Jouley e o Fuso eCanter

Comerciais | 08/06/2018 | 18h24

Daimler Trucks cria divisão dedicada a caminhões elétricos

E-Mobility Group produzirá em série em 2021, mas entrega 30 veículos elétricos ainda este ano nos EUA

REDAÇÃO AB

A Daimler Trucks, divisão de veículos comerciais do Grupo Daimler e dona da Mercedes-Benz entre outras marcas, anuncia a criação da unidade de negócios E-Mobility Group (EMG), que se dedicará exclusivamente ao desenvolvimento de veículos comerciais pesados elétricos. O anúncio foi feito durante o evento Capital Market & Technology Days, em Portland, Estados Unidos, onde a empresa também lançou dois caminhões elétricos da marca Freightliner, atuante nos mercados da América do Norte: o eCascadia, um pesado elétrico para operações de longo percurso, e o eM2 106, uma opção elétrica do segmento médio, que no país abrange veículos com PBT de 9 a 12 toneladas.

O eCascadia é baseado no modelo Cascadia, caminhão pesado para longa distância e o mais vendido da marca no blobo Nafta. Com 730 cv, é muito silencioso e suas baterias fornecem energia suficiente para uma autonomia de até 400 km. Cerca de 80% de sua bateria pode ser recarregada em 90 minutos, permitindo rodar mais 320 km. Já o médio eM2 106 é indicado para operações de distribuição urbana: as baterias dessa nova versão elétrica proporcionam 325 KWh para até 480 cv. A autonomia é de cerca de 370 km e é possível carregar 80% de sua bateria em 60 minutos, o que possibilita uma autonomia de cerca de 300 km.

Com os novos produtos, a Daimler Trucks North America (DTNA) planeja entregar uma frota com 30 caminhões elétricos a seus primeiros clientes dos Estados Unidos ainda este ano. No entanto, a produção em série desses veículos só deve começar em 2021.

Estes lançamentos elevam para seis o número de veículos pesados elétricos no portfólio global da Daimler Trucks: os novos e-trucks da Freightliner, o Mercedes-Benz eActros, Fuso eCanter, o ônibus urbano Mercedes-Benz Citaro e o ônibus escolar Thomas Built Saf-T Liner C2 Jouley.

“Somos os líderes da indústria e pretendemos continuar nessa posição com os caminhões e ônibus elétricos. Fomos os primeiros a avançar em caminhões elétricos e a estabelecer os padrões em cada segmento. Com a formação do nosso E-Mobility Group, aumentaremos os nossos investimentos nessa tecnologia. Assim, podemos buscar as melhores soluções em baterias, gestão de energia e recarga”, declarou o membro do conselho do Grupo Daimler e chefe global das divisões Daimler Trucks e Daimler Buses, Martin Daum.

O EMG será responsável por definir a estratégia dos componentes dos veículos elétricos, além de desenvolver uma arquitetura elétrica global padronizada, similar à plataforma global da Daimler Trucks para motores convencionais e componentes de trem de força. A equipe é formada por funcionários que trabalham nos diferentes locais da rede global de desenvolvimento da Daimler, em Portland (EUA), Stuttgart (Alemanha) e Kawasaki (Japão).

A partir de 1º de julho, Gesa Reimelt, chefe da área de projetos de produtos trem de força & edrive da Mercedes-Benz Automóveis, será responsável pela nova unidade de mobilidade elétrica para pesados. Nessa função, se reportará a Frank Reintjes, chefe da área de trem de força global e de engenharia de fabricação da Daimler Trucks.

“Esperamos que a demanda por caminhões e ônibus elétricos aumente”, diz Frank Reintjes. “Somente fabricantes que lideram o setor, tanto em sistemas de propulsão convencionais como em elétrica, conseguem oferecer soluções convincentes do ponto de vista técnico e comercial. Sobre os trens de força convencionais, estamos sempre nos inspirando em seu bom desempenho para levar essa experiência para os sistemas de propulsão elétrica. Para isso, estabelecemos o E-Mobility Group, no qual nossos especialistas trabalharão em conjunto para o desenvolvimento das melhores tecnologias elétricas”.



Tags: Daimler Trucks, caminhões elétricos, Mercedes-Benz, .

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência