Automotive Business
Siga-nos em:

Notícias

Ver todas as notícias
Caterpillar soma 50 mil tratores de esteiras produzidos no Brasil
Modelo D6K fabricado em Piracicaba é o trator de esteira número 50.000 produzido pela Caterpillar no Brasil

Máquinas | 22/05/2018 | 21h30

Caterpillar soma 50 mil tratores de esteiras produzidos no Brasil

Fábrica de Piracicaba atinge o marco com produção de modelo D6K

REDAÇÃO AB

A Caterpillar alcançou esta semana a marca de 50 mil tratores de esteiras produzidos no Brasil. O número foi atingido com a produção de uma carregadeira de esteiras D6K na fábrica de Piracicaba (SP). A planta produz o maior número de modelos de esteiras da Caterpillar no mundo, nove no total.

A fabricante de máquinas de construção foi fundada há cerca de 100 anos nos Estados Unidos e sua história se confunde com a invenção das esteiras por Benjamim Holt, um dos fundadores da Caterpillar. A empresa mantém operações no Brasil desde 1954 e em 1960 começou a produzir no País na antiga fábrica de Santo Amaro, em São Paulo. O primeiro equipamento de esteiras foi fabricado lá a partir de 1969.

Em 1976 a produção foi transferida para Piracicaba, que hoje abriga linha com cerca de 40 tipos de máquinas de construção. Lá são fabricados tratores de esteiras de médio porte: além do D6K, os modelos D6N, D6T, D8R e D8T – este último só é produzido no Brasil, que é fonte única de exportação para o mundo todo. A Caterpillar informa que em breve deverá introduzir o décimo modelo na linha do interior paulista, destinado a assentamento de tubos. Em sua segunda planta industrial no País, inaugurada em Campo Largo (PR) em 2011, são fabricadas retroescavadeiras e carregadeiras de rodas.

“Os tratores de esteiras fazem parte da história da construção do Brasil. Todas as grandes obras tiveram a participação das máquinas Cat., da construção de Brasília à Hidrelétrica de Itaipu. Este marco de 50 mil unidades consolida a tradição da Caterpillar na produção de tratores de esteiras no País”, diz Odair Renosto, presidente da subsidiária brasileira da empresa.

A chave do trator número 50.000 foi entregue por Fred Istas, vice-presidente da divisão global de movimentação de terra da Caterpilla, para a empresa Mattos & Travensollo, que atua em obras de construção civil e terraplenagem e tem na frota mais de 50 equipamentos Cat.



Tags: Caterpillar Brasil, Piracicaba, fábrica de tratores, 50 mil tratores produzidos no Brasil.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência