Automotive Business
Siga-nos em:

Notícias

Ver todas as notícias
Tonani assume desenvolvimento de produto na FCA AL
Márcio Henrique Tonani está na Fiat/FCA desde 1992

Carreira | 26/04/2018 | 11h20

Tonani assume desenvolvimento de produto na FCA AL

Novo diretor substitui Demaria, agora no comando da engenharia para Europa, Oriente Médio e África

REDAÇÃO AB

Márcio Henrique Tonani assume o cargo de diretor de desenvolvimento do produto da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) América Latina. Ele sucede a Claudio Demaria, que após passar os últimos seis anos no comando da engenharia de produto no Brasil, retorna agora à Itália para comandar a mesma área da FCA voltada a projetos de veículos para Europa, Oriente Médio e África.

Tonani é brasileiro, tem 44 anos e desenvolveu sua carreira na Fiat/FCA, grande parte do tempo integrando equipes comandadas por Demaria. O novo diretor é um técnico com formação em mecânica e pós-graduado pela Fundação Dom Cabral em Gestão de Negócios.

Entrou na Fiat em 1992 como estagiário em projeto CAD, executando desenhos de componentes da carroceria. Trabalhou em Turim no desenvolvimento da picape Fiat Strada, do Palio e do novo Uno. Também atuou na Argentina durante o desenvolvimento do Siena.

Desde 2012 atuava como diretor adjunto para o desenvolvimento de produto, ao lado de Demaria. Foi responsável pelo desenvolvimento de comerciais leves como o Fiat Toro e mais recentemente respondeu pela plataforma Mini Latam Cars, dos modelos Argo e Cronos.

“Vamos continuar trabalhando para assegurar que a FCA conte com veículos com altos índices de qualidade, segurança, desempenho e conforto, gerando soluções criativas para um mercado cada vez mais exigente e competitivo”, afirma Tonani.

LONGA RELAÇÃO COM O BRASIL




Claudio Demaria (foto) tem quase o mesmo tempo de trabalho na Fiat/FCA que Tonani tem de idade. O engenheiro italiano começou a trabalhar na empresa como projetista aos 19 anos, em janeiro de 1973, recém-saído do Instituto Politécnico de Turim. Em seus 45 anos de trabalho na mesma corporação, acompanhou a evolução do automóvel e acumulou, como poucos, conhecimento completo de como fazer um veículo, desde a engenharia, passando por processos, powertrain, até a manufatura. Demaria participou diretamente do desenvolvimento dos modelos de maior sucesso do Grupo Fiat na Itália e América Latina, como Punto, Panda, 500, 500 L, Palio, Uno, Strada, Dobló e Ducato.

A relação com o Brasil também é de longa data, começou em 1995, com o projeto 178, parceria entre Brasil e Itália e que daria à luz um dos carros mais vendidos do mercado brasileiro: o Palio. Em 2005 Demaria veio trabalhar diretamente na engenharia da fábrica de Betim (MG), que ganhou mais robustez e passou a desenvolver automóveis completos, como foi o caso da nova geração do Uno, lançada em 2010 e totalmente desenvolvida no País.

Em 2008, Demaria retornou à Itália, onde trabalhou no desenvolvimento de modelos de várias marcas do grupo, como Alfa Romeo, Maserati e a própria Fiat. Em 2011, voltou ao Brasil para comandar projetos de uma nova geração de carros, como Toro, Mobi, Argo e Cronos, além de participar de perto do nascimento da planta da Jeep em Goiana, Pernambuco, e de seus produtos Renegade e Compass.

Demaria deixa como legado vários projetos em andamento e uma equipe de profissionais mais que ele ajudou a desenvolver, como seu próprio sucessor Márcio Tonani, que assume suas funções na América Latina e ao longo da carreira teve o engenheiro italiano como líder e professor.



Tags: Márcio Henrique Tonani, FCA, Fiat, Chrysler, Palio, Uno, Toro, Siena, Strada, Argo, Cronos.

Comentários

  • VILELAWILSON - PCO-TOOLING - CNHI

    Onosso agradecimento ao Sr Demaria ,que muito contribuiu para o desenvolvimento de toda a nossa equipe como FIAT GROUP no BRASIL .E parabens ao Sr MarceloTonani em sua nova funçao.Estamos juntos como sempre. Atenciosamente ,VILELA.

  • AndréRomeiro

    FCAcom novo presidente e diretores como o Márcio Tonani sinaliza disposição para competir em alto nivel e muito mais nos mercados atuais e futuros.. Estes profissionais já viveram isto na própria Fiat tempos atrás e certo que perseguirao excelência. Boa sorte e sucesso à FCA..m

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência