Automotive Business
Siga-nos em:

Notícias

Ver todas as notícias
Produção de motos cresce 10,7% no bimestre

Indústria | 12/03/2018 | 19h35

Produção de motos cresce 10,7% no bimestre

Fabricantes montaram 164,9 mil unidades no período; fevereiro foi melhor que janeiro

MÁRIO CURCIO, AB

Embora com apenas 18 dias úteis por causa do carnaval, a produção de motos em fevereiro atingiu 83,6 mil unidades e registrou alta de 2,8% sobre janeiro, que teve 22 dias úteis. Na comparação com fevereiro do ano passado a alta é de 24,2%. No acumulado do bimestre, as fabricantes instaladas e Manaus (AM) montaram 164,9 mil unidades, 10,7% a mais que no mesmo período de 2017. Os dados foram divulgados pela Abraciclo, entidade que reúne os fabricantes instalados em Manaus.



- da Abraciclo
- Veja outras estatísticas em



O crescimento real da produção foi um pouco maior, cerca de 12%, já que os números de Haojue e Kymco não estão computados. Essas marcas são montadas dentro da estrutura da J. Toledo Suzuki, mas pela empresa JTZ, que não é associada à Abraciclo. No primeiro bimestre, Haojue e Kymco juntas tiveram mais de 1,5 mil unidades emplacadas e dá para estimar que a produção no período tenha sido igual ou maior do que isso.

As vendas no atacado informadas pela Abraciclo totalizaram 146,8 mil unidades e cresceram 8,4% sobre igual período de 2017. Se os dados da JTZ fossem incorporados, a alta estaria próxima a 9,5%.

As vendas no varejo somaram 140 mil unidades, resultando em alta de 9,3% sobre igual período de 2017. A média diária de emplacamentos tanto em janeiro como em fevereiro foi de cerca de 3,5 mil unidades, nível melhor que o registrado entre maio e novembro do ano passado (veja aqui).

O crescimento mais expressivo ocorreu nas exportações, mas ainda em volumes baixos. Em janeiro e fevereiro foram enviadas 15,3 mil motocicletas, o que representa alta de 35,3% sobre o mesmo período de 2017. Argentina e Estados Unidos foram os principais destinos. Até o fim do ano a Abraciclo prevê exportar 85 mil motos, o equivalente a apenas um mês de produção ou de vendas internas.



Tags: Motos, motocicletas, Abraciclo, Haojue, Kymco, Suzuki.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência