Automotive Business
Siga-nos em:

Notícias

Ver todas as notícias
Hyundai Caoa traz de volta HD 78 como HD 80

Lançamentos | 02/03/2018 | 14h50

Hyundai Caoa traz de volta HD 78 como HD 80

Caminhão chega por R$ 118,8 mil com motor diesel que dispensa Arla 32

REDAÇÃO AB

A Hyundai Caoa traz de volta seu caminhão leve, rebatizado de HD 78 para HD 80. O veículo recebeu novo motor diesel 3.0 biturbo com 170 cavalos e teve o peso bruto total (PBT) ampliado de 7,8 para 8 toneladas, daí a troca de nome. O preço sugerido é de R$ 118,8 mil.

O motor é fornecido pela FTP Industrial e utiliza tecnologia EGR, que dispensa o uso de aditivo Arla 32. A transmissão é manual de cinco marchas. Com o HD 80 a Hyundai Caoa espera atender autônomos, frotistas e órgãos governamentais. Seu chassi pode receber baús para carga seca, isotérmicos, frigoríficos, food trucks, carrocerias abertas, plataformas de guincho e cestos aéreos para manutenção de redes elétricas, por exemplo.

O modelo é produzido na Caoa Montadora em Anápolis (GO), ao lado do caminhão semileve HR e dos utilitários esportivos Tucson, New Tucson e ix35. A fábrica passou por mudanças para montar o novo caminhão.

Segundo a Caoa foram instaladas novas linhas de rebitagem e pintura. A empresa também adotou equipamentos para a realização de torque nos parafusos de itens de segurança, como rodas e dos eixos.

No trim shop, seção onde a carroceria recebe peças mecânicas e itens de acabamento, vários processos foram readequados para ser compartilhados entre o HD 80 e o HR, como a montagem final da carroceria. Por fora o HD 80 recebeu nova grade dianteira. O interior teve o quadro de instrumentos e o console central redesenhados. O caminhão ganhou também computador de bordo.

O Hyundai HD 80 traz agora freios pneumáticos em vez de hidráulicos e sistema antitravamento (ABS) de série. Os eixos e as suspensões passaram por mudanças. Forma revistos os feixes de molas, amortecedores e barras estabilizadoras dianteira e traseira. O caminhão tem garantia de um ano sem limite de quilometragem e assistência 24 horas durante estes 12 meses.

As alterações desenvolvidas pela Caoa Montadora, pela Hyundai Motor Company e por fornecedores como Magneti Marelli, Modine, Dana, Master, Suspensys e Wabco, entre outros.

O HD 78 aguardava mudanças desde 2012, quando deixou de ser montado por falta de um motor Euro 5. Durante muito tempo a companhia vendeu o estoque de caminhões Euro 3, montados até dezembro de 2011. Em maio de 2017 o HD 80 foi mostrado na Agrishow, principal feira agropecuária do País. Mas chega ao mercado somente agora.



Tags: Hyundai, Caoa, HD 78, HD 80, HR, Tucson, New Tucson, ix35, FPT Industrial, Magneti Marelli, Modine, Dana, Master, Suspensys, Wabco.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência