Automotive Business
Siga-nos em:

Notícias

Ver todas as notícias
Venda de veículos leves cresce 19,2% no bimestre; média diária avança

Mercado | 01/03/2018 | 18h48

Venda de veículos leves cresce 19,2% no bimestre; média diária avança

Soma do ano chega a quase 330 mil unidades; em fevereiro foram emplacados 8,5 mil por dia útil

MÁRIO CURCIO, AB

A venda de automóveis e comerciais leves no primeiro bimestre somou 327,2 mil unidades e registrou alta de 18,6% sobre o mesmo período do ano passado. O maior crescimento ocorreu para os automóveis, com 278,6 mil unidades e acréscimo de 19,2%. Os comerciais leves somaram 48,6 mil, aumento de 15,2%. Os números foram divulgados pela Fenabrave, federação que reúne as associações de concessionários.



- dos dados da Fenabrave
- Veja outras estatísticas em



Os dados isolados de fevereiro para emplacamentos de veículos leves ficaram 13,5% abaixo dos de janeiro, pelo menor número de dias úteis (18, ante 22), mas a média diária do segundo mês de 2018 alcançou 8,4 mil unidades e foi 5,6% melhor do que a registrada em janeiro.

A comparação dos números de fevereiro com o mesmo mês do ano passado (que também teve carnaval, mais um dia útil a mais) revela alta de 14,6%. O total de unidades para o mês ainda é baixo, mas a média diária próxima a 8,5 mil veículos leves confirma a tendência de crescimento para 2018.

“O desempenho dos dois primeiros meses está alinhado com as expectativas de retomada das vendas”, afirma o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior.



A General Motors permanece no topo do ranking, com 61,3 mil automóveis e comerciais leves e 18,7% de participação. Seu hatch Chevrolet Onix, o carro mais vendido no Brasil, já teve 28,8 mil unidades emplacadas no bimestre, quase o dobro do Hyundai HB20, segundo colocado (15 mil carros).

A Volkswagen se mantém no segundo posto do ranking das montadoras, com 48,6 mil automóveis e comerciais leves e 14,8% de participação. Seu novo hatch, o Polo, manteve em fevereiro a quarta posição que já havia alcançado em janeiro. Soma agora 11,6 mil unidades, seguido pelo veterano Gol, na quinta posição com 10,4 mil emplacamentos.

A soma de veículos leves e pesados (caminhões e ônibus) registrou 338,2 mil unidades emplacadas no primeiro bimestre e alta de 19,5% sobre os mesmos dois meses do ano passado.



Tags: Automóveis, comerciais leves, Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, General Motors, Chevrolet, Onix, Volkswagen, Polo, Gol, Hyundai, HB20.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência