Automotive Business
Siga-nos em:

Notícias

Ver todas as notícias

Negócios | 31/10/2017 | 16h02

Argo AI, parceira da Ford, compra fornecedora de tecnologia lidar

Sistema é responsável por criar visão tridimensional para carros autônomos

REDAÇÃO AB

A empresa de inteligência artificial e parceira da Ford, Argo AI, anuncia a compra da Princeton Lightwave, fornecedora especializada em tecnologia de sensores do tipo lidar (light detection and ranging, detecção de luz e variação, em tradução livre) que fazem a varredura de ambiente para criação da visão tridimensional. Por meio deste sistema é que veículos autônomos se localizam e detectam outros veículos, objetos, ciclistas e pedestres. A empresa não divulgou o valor do negócio.

“É impossível falar sobre o futuro dos carros autônomos sem a tecnologia lidar”, afirma o presidente da Argo AI, Bryan Salesky. “A tecnologia da Princeton Lightwave já é usada nas indústrias de mapeamento e de defesa e nos ajudará a ampliar o alcance e a resolução necessários para a direção autônoma em ambientes urbanos desafiadores.”

Com a aquisição, a Argo AI se posiciona de forma privilegiada na inovação e desenvolvimento dos sensores e de suas interfaces com softwares. “A tecnologia da Princeton Lightwave nos ajudará a abrir caminho para criar novos recursos que ajudarão nosso sistema de direção virtual a detectar objetos em condições desafiadoras, como sob chuva, neblina e neve, e operar com segurança em alta velocidade em ambientes dinâmicos”, destaca Salesky.

Entre os inúmeros desafios para o progresso do desenvolvimento do carro autônomo, como aumento do alcance, resolução e campo de visão dos sensores lidar, uma das preocupações é reduzir custos e viabilizar a produção em escala.

“Continuamos focados em acelerar o desenvolvimento de um sistema de direção virtual para os níveis de SAE 4 e 5 de direção autônoma – ou seja, sem motorista ao volante. Estamos entusiasmados em contar com a experiência e o talento da equipe da Princeton Lightwave para construirmos juntos o futuro dos carros autônomos”, acrescenta o executivo.

A Argo AI, fundada por ex-líderes do Google e do Uber, teve seu controle acionário assumido pela Ford em fevereiro deste ano. Na ocasião, a montadora anunciou investimento de US$ 1 bilhão na startup pelos próximos cinco anos para o desenvolvimento de um sistema de direção virtual para veículos autônomos (leia aqui).



Tags: Ford, Argo AI, negócio, carro autônomo, sensores, lidar.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência