Automotive Business
Siga-nos em:

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado | 01/02/2017 | 18h40

Vendas iniciam o ano com queda de 5%

Emplacamentos de veículos somam 147,2 mil unidades, entre leves e pesados

SUELI REIS, AB

As vendas de veículos começaram 2017 com queda de 5,1% em janeiro na comparação com mesmo mês do ano passado ao somarem 147,2 mil emplacamentos contra os 155,2 mil, entre leves e pesados, apurados em janeiro de 2016. Considerando o volume de dezembro, que foi de 204,3 mil veículos, houve recuo de 27,8%, segundo os dados divulgados na quarta-feira, 1º, pela Fenabrave, que reúne as associações de concessionárias no Brasil.

-Veja aqui os dados de janeiro da Fenabrave.
-Veja aqui outras estatísticas em nossa página AB Inteligência.

Para o presidente da entidade, Alarico Assumpção Júnior, janeiro é tradicionalmente um mês mais fraco nas vendas em função da antecipação de compras que ocorrem em dezembro por consequência de outros compromissos financeiros que recaem sobre os consumidores no início do ano.

“As promoções de fim de ano e o 13º salário, geralmente, atraem o público para adquirir um veículo, como o automóvel, por exemplo. Já o início de ano é marcado por muitos compromissos financeiros para as famílias, como IPVA, matrícula e material escolar, entre outros. Com isso, o consumidor se retrai para fazer novos investimentos no primeiro mês”, argumenta.

Por segmento, o único que registrou aumento das vendas neste primeiro mês do ano foi o de comerciais leves, com crescimento de 20,4% em janeiro sobre igual mês de 2016: os licenciamentos passaram de 18,4 mil no ano passado para 22,1 mil neste ano. Para Assumpção Júnior, este resultado “demonstra uma sinalização de retomada na economia”.

Contudo, isto não garantiu a recuperação total do segmento leve devido à queda de 7,5% das vendas de automóveis no comparativo entre janeiro de 2016 e 2017: foram 121,3 mil contra as 131,2 mil unidades registradas há um ano. Com isto, a categoria leve encerra o mês com queda de 4%. Sobre dezembro, que emplacou a retração é de 27,8%.

Já no de pesados, houve queda generalizada: as vendas de caminhões recuaram 32,3% em janeiro sobre mesmo mês do ano passado, para pouco mais de 2,9 mil unidades, enquanto ônibus tiveram queda de 43,6%, ao emplacar apenas 707 chassis. O resultado confere queda de 34,8% no segmento de veículos pesados, registrando em janeiro 3,6 mil licenciamentos contra os 5,6 mil de um ano antes. Com relação a dezembro, quando as vendas chegaram a 5,3 mil unidades, o recuo é de 32,1%.



Tags: Vendas, emplacamentos, Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência
www.bestseller.reviews/need-comfort-and-portability-five-best-sit-and-stand-strollers-for-you/

у нас ivf-lab.com

www.xn--e1agzba9f.com/city-ufa