Automotive Business
Siga-nos em:

Notícias

Ver todas as notícias

AB | 20/12/2015 | 17h26

Sem esquecer de 2015, que venha 2016

Encerramos as atividades do ano prontos para contar novas histórias

REDAÇÃO AB

Com 2015 já muito próximo de seu ocaso, muitos querem escrever em seu epitáfio frases do tipo “ano para esquecer”, ou “ano perdido”. Os resultados não foram bons para o Brasil, é verdade, mas jamais o passado deve ser esquecido, ou ser classificado como perdido, sob pena de se comprometer o futuro. É necessário conhecer muito bem o passado, guardá-lo, reavivá-lo na memória vez por outra, para aprender com as experiências e traçar rotas mais acertadas no rumo ao futuro. Quem não tem passado, não tem futuro.

O setor automotivo brasileiro é por certo um dos mais afetados pela crise político-econômica que se instalou no País, roubando confiança e esperança no futuro. O setor sai de 2015 diminuído, mas longe de estar zerado. É como no caso de uma pessoa que se acidentou e perdeu os movimentos das pernas: a maioria tende a olhar o que foi perdido, e quase nunca o que sobrou. No caso da indústria automotiva brasileira, perdeu-se muito, é fato, mas ainda resta bastante para continuar e, mais tarde, voltar a crescer.

E como nós sabemos disso? Simples: contamos a história do setor todos os dias, para que o passado fique registrado como forma de aprendizado para o futuro. Na alta e na baixa do mercado, nosso trabalho só tem crescido nos últimos anos. Veja como o ano foi intenso para Automotive Business:

• O Portal AB consolidou-se como maior fonte de informações do setor automotivo em 2015, com média de 75 mil visitantes únicos por mês, que visualizaram 1,5 milhão de páginas (page views) mensalmente.

• Esses visitantes puderam ler 2.026notícias veiculadas este ano no portal, que geraram 1.179 comentários postados por leitores no site.

• Eles também assistiram, em média, 41 mil minutos/mês de reportagens, noticiários e entrevistas produzidas para a ABTV, a webTV hospedada no portal, que em 2015 veiculou 189 vídeos.

• Quem buscava informações com opiniões, encontrou isso na forma de 185 artigos publicados no portal em 2015, a maioria escrita por 9 colunistas fixos, que geraram 172 comentários postados.

• Notícias, análises, vídeos e estatísticas foram repassados aos leitores por meio de 235 Newsletters e 49 Resumos da Semana, enviados ao longo de 2015 a 47 mil e-mails por dia (exceto domingos e feriados), mais de 13 milhões de e-mails no ano inteiro.

• As 6 edições da Revista Automotive Business em 2015 totalizaram 72 mil exemplares impressos, que foram distribuídos gratuitamente a cada bimestre para 12 mil assinantes localizados em fabricantes de veículos e autopeças, distribuidores, entidades representativas, consultorias e órgãos governamentais, que puderam ler reportagens completas, com alta densidade de informação, sobre os principais temas de interesse do setor automotivo.

• Às edições regulares da Revista Automotive Business, juntaram-se este ano duas edições especiais, ambas com tiragem de 12 mil exemplares cada: uma sobre o Polo Automotivo Jeep, o bilionário empreendimento da FCA em Pernambuco inaugurado em 2015; e outra sobre os 20 anos do IQA, o Instituto da Qualidade Automotiva.

• Cerca de 1.500 pessoas estiveram nos 5 eventos realizados por Automotive Business em 2015, uma referência para profissionais que buscam informações estratégicas para administrar e planejar seus negócios em variadas áreas do setor automotivo, incluindo engenharia, desenvolvimento, compras, legislação, recursos humanos, marketing e vendas.

• Após reunir pouco mais de 800 pessoas em sua sexta edição em 2015, o Fórum da Indústria Automobilística segue sendo o maior evento do gênero no Brasil e na América Latina, com a presença dos principais atores do setor automotivo em palestras e debates no palco e também na plateia, gerando também uma importante oportunidade de relacionamento e negócios. As inscrições para o VII Fórum da Indústria Automobilística já podem ser feitas aqui.

• E para quem não deu 2015 como perdido e tratou de arregaçar as mangas em busca de excelência e inovação, já estão abertas as inscrições para a sexta edição do Prêmio REI 2016 (veja aqui), sigla para Reconhecimento à Excelência e Inovação. De maneira isenta, por meio da inscrição livre das empresas e dos votos de especialistas do setor, mais uma vez serão reconhecidas as melhores iniciativas do último ano.

Mais do que demonstrar que, independentemente da crise, trabalhamos muito em 2015, os números acima provam a relevância do setor, que pode temporariamente ter diminuído de tamanho em volumes, mas continua atemporalmente grande em importância. E nós continuaremos contando essa história, porque acreditamos ser essa a melhor forma de agradecer nossas dezenas de milhares de leitores, e ajudar você a encontrar os melhores caminhos em 2016.

RECESSO

Após mais um ano intenso, chegou a hora de puxar o freio de arrumação. A equipe de Automotive Business entra em férias coletivas em 21 de dezembro e volta ao trabalho em 6 de janeiro. Durante esse período de recesso, haverá pausa na circulação de nossa newsletter diária e dos resumos semanais, mas ficamos de plantão para publicar atualizações do Portal AB sempre que necessário.

Assista abaixo a retrospectiva de 2015 que a ABTV preparou para você:



Tags: AB, Automotive Business, 2015, 2016, balanço, retrospectiva.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência