Automotive Business
Siga-nos em:

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado | 02/09/2015 | 18h20

Motos: agosto foi segundo pior mês de 2015

Período ficou abaixo de 100 mil unidades; acumulado do ano tem queda de 10,6%

MÁRIO CURCIO, AB

A venda de motos em agosto em todo o Brasil somou apenas 99,9 mil unidades. Foi o segundo pior resultado de 2015, atrás apenas de fevereiro. A queda em relação a julho foi de 7,3% e média diária de emplacamentos ficou abaixo de 4,8 mil motocicletas por mais um mês. O acumulado do ano teve 849,5 mil unidades, resultando em queda de 10,6% ante o mesmo período do ano passado. Os números foram divulgados pela Fenabrave, entidade que reúne as associações de concessionários.

- Veja os números da Fenabrave

A persistência do fraco desempenho no segundo semestre e a taxa atual de aprovação de crédito inferior a 20% levarão os fabricantes a revisar novamente suas projeções este ano para algo próximo a 1,28 milhão de unidades.

A comparação do acumulado de 2015 com os mesmos oito meses de 2011, ano recorde em venda de motos, mostra que nestes quatro anos o setor encolheu 32,6% e exibe números semelhantes aos de nove anos atrás. Segundo a Fenabrave, 147 concessionárias de motocicletas fecharam as portas só em 2015.

DESEMPENHO POR MARCA

Do total de emplacamentos em 2015 a Honda respondeu por 689,1 mil unidades. Registrou queda de 9,8% ante o mesmo período do ano passado. Mas sua participação de mercado vem crescendo neste ano e já passa de 81%.

Com 98,2 mil unidades emplacadas, a Yamaha registra queda de 17,5% em relação aos mesmos meses de 2014. A Suzuki teve pouco mais de 13 mil unidades lacradas e conseguiu crescer 29%. Os descontos praticados em motos urbanas e também de alta cilindrada deram impulso à marca. Já a Dafra, quarta colocada, teve queda de 25% com suas 10,3 mil motos licenciadas no acumulado do ano.

Todas as marcas com tradição em alta cilindrada recuaram em 2015: a BMW em 4,9%, a Harley-Davidson em 11,8%, a Kawasaki em 11,9%, a Triumph em 11,7% e a Ducati em 16,1%.



Tags: Motos, motocicletas, Fenabrave, Honda, Yamaha, Suzuki, Dafra, BMW, Harley-Davidson, Kawasaki, Triumph, Ducati.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência
www.porn4you.info/category/blonde

www.avtokum.com/category/varta-varta/

fashioncarpet.com.ua