Automotive Business
Siga-nos em:

Notícias

Ver todas as notícias

Lançamentos | 11/12/2014 | 18h17

Mercedes-Benz une dois mundos no GLE Coupé

Carro mistura o conforto de SUV com a esportividade de um cupê

PEDRO KUTNEY, AB

A Mercedes-Benz decidiu incluir um novo segmento à sua já vasta lista de modelos. O GLE Coupé, apresentado esta semana à imprensa europeia, faz a estreia da marca da estrela de três pontas em uma faixa ainda pouco explorada do mercado global, que mistura dois mundos em uma mesma carroceria, unindo a aparente robustez e o conforto de um jipão (SUV) com a esportividade das linhas fluídas de um cupê – um conceito de design automotivo relativamente novo, que já vem sendo usado há alguns anos pela Land Rover de forma bem resolvida com o Range Rover Evoque e pela BMW com o X6 não tão bem resolvido. “O GLE Coupé é o caminho para uma classe versátil de veículos, que trará novos clientes para a nossa marca”, destacou Ola Källenius, membro do conselho de administração da Mercedes-Benz Cars responsável por vendas e marketing.

O cupê-SUV da Mercedes, que começa a ser vendido no início de 2015 na Europa, é o primeiro novo modelo a se integrar na nova nomenclatura do portfólio do fabricante (leia aqui), que usa o prefixo GL para identificar a linha de SUVs e a última letra refere-se à plataforma sobre a qual o veículo é construído. No caso do GLE Coupé, a base vem do sedã Classe E, que também dará origem ao novo SUV GLE, antes conhecido como ML, com carroceria de um utilitário esportivo normal, sem o rebaixamento aerodinâmico de um cupê.

O GLE Coupé também é o primeiro veículo da linha Mercedes-Benz projetado pela divisão de alto desempenho da marca, a AMG. Até então a unidade colocava seu motor e adaptava os modelos já desenvolvidos. Por isso todas as três versões do novo SUV-cupê já nascem equipadas com motores V6 3.0 esportivos, um diesel de 258 cavalos, para o GLE Coupé 350 d, e dois a gasolina, de 333 e 367 cavalos, para os modelos GLE 400 e GLE 450 AMG, respectivamente. Só o topo de gama, mais potente, leva o selo AMG no nome.

TECNOLOGIA MUTANTE

O mais novo integrante da família Mercedes-Benz não é só uma mutação flexível de design, mas também tem tecnologia mutante, pensada para fazer o GLE Coupé se comportar ora como esportivo de alta performance, ora como SUV que encara terrenos irregulares, ora como um silencioso e confortável sedã com espaço generoso. Quem faz o carro “pensar e agir” de acordo com um estilo ou outro é o sistema Dynamic Select, com os programas de condução Confort, Slippery, Sport, Sport+ e Individual (que o próprio motorista programa de acordo com suas preferências).

De acordo com o estilo escolhido no botão rotativo localizado no centro do console, o sistema atua na calibragem da suspensão, aceleração, na cadência de troca de marchas do câmbio automático de nove velocidades, na regulação da tração integral 4Matic e até mesmo na intensidade do ruído do motor.

Em modo esportivo (seleção Sport ou Sport+), o GLE Coupé se transforma em um carro de alta performance, com suspensão e volante mais rígidos, trocas rápidas de marchas, aceleração sensível e ronco forte do motor. O programa Slippery otimiza a condução em pisos com baixa aderência, em estradas de terra, por exemplo. Comutado para opção Confort o modelo fica silencioso, com suspensão macia, para ser conduzido sem esforço como um grande sedã de luxo. E o Dynamic Select não modula só os sistemas de chassi e powertrain, mas também o painel de instrumentos e a iluminação interna de acordo com cada estilo. Se a escolha for pelo conforto, o ambiente da cabine torna-se agradável e silenciosa, com mínima transmissão de vibração do solo.

Uma das atrações do GLE Coupé é a suspensão inteligente a ar Airmatic, opcional nas duas versões mais baratas e de série no topo de linha 450 AMG 4Matic. O sistema é quipado com amortecedores ADS Plus, com curso continuamente variável, que se ajusta eletronicamente, de acordo com o modo de condução escolhido e informações de sensores, para garantir maior estabilidade em qualquer situação. No modo esportivo entre em ação o Active Curve System, que mitiga a inclinação da cabine.

Assim como os novos Classe E e S, o GLE vem com pacote completo de sistemas ativos de assistência ao motorista. O Distronic Plus inclui monitoramento de radar frontal e câmeras 360⁰, que ativa funções como direção automática e Stop&Go Pilot para baixas velocidades (no anda-e-para do trânsito, o carro segue sozinho o veículo à frente), frenagem automática com detecção de obstáculos e pedestres, assistente de ponto-cego e de faixa de rodagem (ativa os freios de forma dosada em cada roda para manter o carro no curso seguro) e sistema estacionamento autônomo. A câmera frontal também reconhece placas de trânsito e emite alerta de contramão.

O GLE também tem engate retrátil, com extensão do sistema de controle de estabilidade ESP para a carreta. Mostrando o seu lado mais SUV, o carro pode tracionar um reboque de até 3,5 toneladas, e o porta-malas tem 1.650 litros – o que a Mercedes-Benz chama de “recorde mundial de espaço para um cupê”.



Tags: Mercedes-Benz, GLE Coupé, lançamento, nomenclatura, AMG.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência
У нашей организации авторитетный блог с информацией про шторы на люверсах http://yarema.ua/
на сайте kinder-style.com.ua

здесь kinder-style.com.ua