Automotive Business
Siga-nos em:

Notícias

Ver todas as notícias
Automechanika bate recorde de expositores

Aftermarket | 16/09/2014 | 17h38

Automechanika bate recorde de expositores

Este ano feira recebe 4.631 expositores de 71 países em 305 mil m2

PEDRO KUTNEY, AB | De Frankfurt (Alemanha)

A maior feira de autopeças do mundo abriu suas portas na terça-feira, 16, para público esperado acima de 150 mil visitantes, que este ano poderão ver produtos e serviços de um novo recorde de expositores: 4.631 empresas de 71 países participam na Alemanha da Automechanika 2014 (foram 4.597 em 2012) e ocupam impressionante área de 305 mil metros quadrados em 11 pavilhões do gigantesco centro de exposições da Messe Frankfurt. “A crescente variedade de modelos de veículos e de tecnologias cada vez mais complexas leva ao aumento significativo de participantes desse segmento, com ampliação constante do número de peças de reposição”, justifica Detlef Braun, membro do comitê executivo da Messe Frankfurt, gigante estatal alemã especializada na realização de feiras e eventos que pertence à prefeitura de Frankfurt (60%) e aos Estado de Hesse (40%).

A força de exposição global da Automechanika Frankfurt (a feira também é realizada com o mesmo nome em 13 outras cidades no mundo) atrai fabricantes de autopeças de todo o mundo em busca de negócios no atraente mercado de partes de reposição e serviços de reparação, que cresce ao ritmo de 3% a 4% em um país de consumo maduro como a Alemanha, o dobro disso, de 6% a 7%, no Brasil e acima de 10% na China.

“É a feira mais importante do segmento, pois fomenta muitos contatos e novos contratos. Nas primeiras duas horas aqui já tivemos visitas de potenciais clientes de diversos países como Estados Unidos, Perú e Palestina”, conta Gilberto Heinzelmann, presidente da ZEN, que participa há mais de uma década da Automechanika e atualmente exporta 50% de sua produção no Brasil para mais de 60 países. “Nenhum outro lugar oferece tanta exposição global”, justifica executivo.

Os chineses já descobriram na última década o valor dessa exposição, que abre aos fabricantes do país o mercado global de reposição, mais fácil de entrar e lucrar do que no restrito e exigente clube dos fornecedores diretos das montadoras. A cada dois anos (o intervalo de realização da Automechanika) vem se multiplicando em progressão mais do que geométrica o número de expositores da China. Eles ocupavam cerca de um andar da feira três edições atrás, em 2008, e este ano o chamado “Pavilhão Chinês” é composto por 783 empresas (128 a mais do que em 2012) com estandes espalhados por 14 andares em nove dos 11 prédios da Messe Frankfurt.

Assim a China tornou-se hoje o maior país expositor da Automechanika – isso sem contar a pequena ilha de Taiwan, onde na prática também vivem chineses, que mandou 471 expositores de autopeças para Frankfurt e tem a quarta maior delegação. As autopeças chinesas superaram até as anfitriãs alemãs, que ficaram na segunda posição em número de representantes, mas ainda têm muita força e ocupam 38% do espaço de exposição, nesta edição com 707 organizações (menos 151 em relação a 2012). Em terceiro estão os italianos, com 489 empresas na feira.

A representação brasileira na Automechanika reflete a falta de competitividade internacional das empresas do País. Este ano vieram 34 fabricantes de autopeças do Brasil, quase metade (15) agrupada em um estande conjunto organizado pelo Sindipeças, como já aconteceu nas últimas sete edições do evento.



Tags: Automechanika 2014, Alemanha, Messe Frankfurt, autopeças, aftermarket, reposição.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência
poliv.ua

Лечение в Баден Бадене

www.karter-kiev.net/zaschity-kartera/lexus-60.html