Automotive Business
Siga-nos em:

Notícias

Ver todas as notícias
Mercedes-Benz lança pacote Econfort

Comerciais | 15/05/2014 | 12h30

Mercedes-Benz lança pacote Econfort

Novidades entram nos pesados Actros e Axor e semipesado Atego

PEDRO KUTNEY, AB | De Porto Alegre (RS)

A Mercedes-Benz incorpora a partir de julho em suas linhas de caminhões pesados e semipesados o pacote Econfort, que agrega diversas novas tecnologias para aumentar a economia de combustível e conforto do motorista a bordo. A oferta é o primeiro fruto de investimentos prometidos de R$ 300 milhões que o fabricante faz no período 2014-2015 para incluir novas tecnologias às suas famílias de veículos comerciais.

“Ao todo são 40 novidades que serão lançadas até julho nas linhas Actros, Axor e Atego, com o objetivo de oferecer o melhor TCO (custo total de propriedade, na sigla em inglês) do mercado, com redução de consumo e dos intervalos de manutenção”, explica Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz Brasil e América Latina. Existem alguns equipamentos opcionais, mas a maioria do pacote Econfort será incluído nos caminhões sem elevações dos preços praticados atualmente. “Precisamos ter tudo que a concorrência tem pelo mesmo valor ou até menos quando possível”, explica Gilson Mansur, diretor de vendas e marketing de caminhões da marca no País.

O modelo topo de linha extrapesado Actros, por já ser bastante completo, foi o que menos incorporou itens do Econfort. A principal novidade são os novos eixos HL6 e HL8 sem redução no cubo de roda, o que reduz o arrasto e pode reduzir o consumo de combustível em até 3%, dependendo do tipo de operação. A novidade também diminui o custo de manutenção com aumento de 50% no intervalo de trocas de óleo, que subiu de 120 mil para 180 mil quilômetros.

O ar-condicionado noturno e a cabine “megaspace” são os atributos para tornar mais confortável a vida do motorista rotas longas, algo que vem se tornando estratégico para a maior parte dos transportadores – com a falta de profissionais enfrentada atualmente, sai na frente das contratações quem oferece caminhões mais confortáveis.

Os pesados Axor também incorporam vários itens do Econfort. Entre os principais estão a suspensão a ar da cabine (outra solução para tornar as viagens mais confortáveis), os novos eixos, interior renovado e o câmbio automatizado Powershift reprogramado. Segundo a Mercedes, com o novo software projetado exclusivamente para as condições das estradas brasileiras, as trocas de marchas ficaram 10% mais rápidas. Trabalhando em conjuntos com os novos eixos, a redução de consumo pode chegar a mais de 5%. Como opcional, o Axor também pode incorporar suspensão traseira pneumática. “Com esse pacote, na verdade estamos relançando o Axor”, diz Schiemer.

Por fim, o semipesado Atego 2430 é o modelo que mais ganhou eficiência com o pacote Econfort. A cabine leito ficou significativamente mais confortável para os pernoites com uma cama king size (também introduzida no Actros e Axor). Com os novos eixos e o câmbio Powershift, segundo a Mercedes o caminhão agora tem o maior torque de seu segmento, e assim pode transportar 453 quilos a mais do que o concorrente mais próximo.

A Mercedes-Benz também destaca a oferta do sistema Fleetboard para a linha de caminhões a partir do segundo semestre. O equipamento inclui rastreamento com bloqueador integrado à eletrônica do veículo, geração de relatório individualizado de desempenho por motorista e diagnóstico de problemas à distância (telediagnóstico). A montadora promete que os custos operacionais podem ser reduzidos em até 15% com o uso da telemática.

Tags: Mercedes-Benz, caminhões, Econfort, pacote.


Comentários

  • Lincoln

    Qualidade, conforto, tecnologia é segurança é Mercedes Benz!!!!

  • Elson Sousa

    Parabéns Mercedes-Benz, este novo Axor vai se destacar em relação aos concorrentes: Ótimo preço, mais parrudo (praticamente um tanque, topa qualque parada!!!) e agora mais confortavel e economico do que nunca. Sucesso.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência