Automotive Business
Siga-nos em:

Notícias

Ver todas as notícias

Distribuição | 31/03/2014 | 19h29

Consumidor quer explicação detalhada na entrega do veículo

Conclusão é de estudo da J.D. Power realizado no mercado brasileiro

REDAÇÃO AB

Os clientes sentem falta de receber explicação detalhada sobre seus carros quando vão retirá-los nas concessionárias após a compra. A conclusão é de levantamento da J.D. Power feito com 3,1 mil compradores de veículos novos no Brasil. Dos entrevistados, 70% afirmaram que gostariam de ter recebido esclarecimento mais minucioso sobre os recursos e dispositivos do automóvel no momento da entrega dela pela revenda.

A consultoria garante que melhorar a atuação da concessionária nesse momento reduz a percepção de problemas de qualidade dos aspectos que os clientes classificariam como “difíceis de utilizar.” Com isso os compradores teriam menos dificuldade para acompanhar o avanço tecnológico dos carros e menos problemas para usar o GPS ou parear o smartphone com o sistema do veículo, por exemplo. A melhoria da percepção de qualidade não acontece quando se trata de defeito de fabricação.

Segundo a J.D.Power, a entrega mais eficiente do veículo ao cliente não exige leitura completa do manual do carro. A conclusão da empresa é que os vendedores poderiam dedicar de 30 a 60 minutos para esclarecer, principalmente, os aspectos que despertam maior interesse de acordo com o perfil do cliente, além de incluir uma introdução ao departamento de pós-vendas e o agendamento do primeiro serviço de manutenção no prazo estimado.

O ideal, segundo a consultoria, é que o profissional que entrega o veículo se mantenha disponível para esclarecimentos adicionais que os clientes possam ter no futuro. Como este processo tomaria parte importante do tempo dos vendedores, a companhia aponta que, nos Estados Unidos, já existem concessionárias que trabalham com a figura do especialista em produto, profissional que se dedica exclusivamente a esta função.

O estudo garante que melhorar a qualidade da entrega é um desafio que vale a pena ser assumido. Segundo o estudo, esta etapa impacta não só o processo de venda, mas a intenção do cliente de retornar à concessionária. O levantamento mostra que, dos compradores que deram nota dez para a experiência de entrega (a mais alta possível), 54% disseram que certamente retornarão para efetuar na concessionária os serviços pagos. Já entre os clientes que avaliaram a entrega com nota 7, apenas 24% disseram que definitivamente iriam voltar.



Tags: J. D. Power, qualidade, entrega, veículo, venda, consumidor.

Comentários

  • Tony Robson

    Este assunto é interesante, seria bem interesante se tivesse um material em midia play a disposição dos clientes que copram carros sofisticados, devido a exigencia do consumidor brasileiro, esta mais facil de comprar carros com tecnologia avançada.

  • Gilberto Belin

    De fato, é uma grande falha das concessionárias. Quando fui retirar meu primeiro 0km tive que "mendigar" informações com o vendedor técnico. Rendeu uma boa reclamação na pesquisa de satisfação feita semanas depois, mas tenho certeza que não adiantou nada.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência
www.bestseller.reviews/back-to-traditions-or-main-secrets-of-first-class-hand-grinders/

В интеренете нашел полезный портал про направление японское печенье также читайте
там np.com.ua