Automotive Business
Siga-nos em:

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado | 01/07/2013 | 18h45

Internet tem papel importante na compra do zero

Parentes e amigos também influem na escolha

REDAÇÃO AB

Um estudo recente revela que os compradores de veículos novos no Brasil confiam mais em informações de amigos, familiares e da internet do que em outras fontes para ajudá-los a decidir qual veículo comprar. Chamado “2013 Brazil Sales Satisfaction Index (SSI) Study” pela J.D. Power, o trabalho mostra também que mais da metade dos compradores de carros novos (51%) não fazem test drive, porque não é oferecida essa oportunidade ou porque escolhem não fazê-lo.

O estudo é uma análise da experiência de compra de veículos novos e mede a satisfação do consumidor com o representante de vendas considerando quatro fatores, listados em ordem de importância: vendedor (27%); processo de entrega (27%); instalações da concessionária (23%); e lidando com o negócio (22%).

Os compradores de zero-quilômetro citam amigos ou parentes (45%) e a internet (43%) como suas principais fontes de informação ao decidir sobre qual marca e modelo de veículo comprar. Essas fontes são citadas substancialmente com mais frequência do que as fontes de informações tradicionais, como proprietários do mesmo veículo (27%) ou vendedores e donos de concessionárias (23%).

Segundo a J.D. Power, como resultado da expansão contínua do acesso à internet, os consumidores estão confiando cada vez mais em informações obtidas on-line para ajudar a tomar decisões sobre a compra desses produtos. “Um veículo novo é um gasto enorme para os consumidores no Brasil e eles querem ter certeza de que sabem o máximo sobre os veículos que estão considerando comprar antes de entrar na concessionária”, diz o diretor-geral da J.D. Power do Brasil, Jon Sederstrom.

“Com quase metade dos consumidores no Brasil com acesso à internet e com aproximadamente 55 milhões de smartphones em uso no País, as informações obtidas on-line se tornam um recurso poderoso e influente para os compradores de veículos novos”, completa o executivo.

Em termos de como os compradores utilizam a internet para obter informações, os tipos de site mais visitados incluem os de busca como o Google (69%); os de montadoras (50%); os especializados em automóveis (42%); e os de concessionárias (37%). Também de acordo com o estudo, 21% dos compradores de veículos novos no Brasil utilizam as redes sociais para pesquisar sua compra.

“Montadoras e concessionárias vão querer continuar monitorando as mídias sociais, uma vez que estão se tornando um meio de informação cada vez mais importante para os compradores, particularmente aqueles entre 18 e 34 anos”, diz Sederstrom. “Esse grupo representa grande parte dos compradores atuais e futuros de veículos novos. E as redes sociais vão se tornar uma forma ainda mais eficaz de comunicação com eles.”

A ESCOLHA DO VEÍCULO CERTO

Experiências anteriores, reputação de marca e modelo e questões financeiras têm papéis importantes em como os consumidores fazem sua escolha final de compra de veículos novos. Os motivos mais relevantes que levaram os proprietários de veículos no Brasil a adquirir um modelo específico são: experiência anterior com a marca (citada por 11% de todos os proprietários); preço baixo, facilidade de pagamento ou capacidade de obter financiamento (9%); e confiabilidade e durabilidade do veículo (8%).

“A J.D. Power descobriu na pesquisa que os compradores de veículos novos em todo o mundo tendem a girar em torno de marcas e veículos com que estão familiarizados, que desfrutam de uma reputação sólida e que são razoavelmente acessíveis”, diz o diretor-geral da J.D. Power. “No entanto, quando se trata de escolher uma concessionária no Brasil, os compradores demonstram desejo de tentar algo novo.”

O estudo constata que enquanto 84% dos proprietários compraram seus carros novos para substituir outro veículo ou para adicioná-lo ao patrimônio familiar, apenas 34% adquiriram um novo veículo da mesma concessionária com a qual eles já haviam comprado antes.

DENTRO DA CONCESSIONÁRIA

Uma vez que o comprador decide visitar uma concessionária, isso não significa necessariamente que ele irá adquirir o novo veículo naquela loja. De fato, os compradores consideram uma média de três marcas durante o processo de compra. Um dos aspectos cruciais da experiência de compra é o test drive, porém apenas metade dos compradores o faz.

“O test drive é uma oportunidade de os compradores passarem um tempo com o veículo que consideram comprar e pode ajudá-los a determinar se aquele é o veículo certo”, avalia Sederstrom. “Criar uma experiência positiva de test drive é um desafio em muitos dos mercados de maior volume no Brasil por causa dos congestionamentos. Entretanto, ter o veículo no estoque e permitir aos compradores o tempo necessário para dirigir em uma variedade de condições vai ajudar a impulsionar as vendas e aumentar a satisfação.”

SATISFAÇÃO E RECOMPRA

Embora o test drive seja fundamental, cada etapa no processo de vendas é importante porque a maior satisfação aumenta a possibilidade de recompra futura e a recomendação da marca a familiares, amigos e conhecidos. Entre as 12 marcas incluídas no estudo, Ford, Hyundai-CAOA, Toyota e Volkswagen se saíram particularmente bem na satisfação geral no processo de vendas.

O “2013 Brazil Sales Satisfaction Index Study” é baseado nas avaliações de mais de 3 mil entrevistas on-line com proprietários brasileiros de veículos novos de um a sete meses após a compra. O estudo foi realizado em abril e maio de 2013.



Tags: J.D. Power, test drive, zero-quilômetro, internet, mídias sociais, Jon Sederstrom.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência
www.best-cooler.reviews/category/lund/

alfaakb.com/akkumuljatory-harkov/

http://www.progressive.ua/