Automotive Business
Siga-nos em:

Notícias

Ver todas as notícias

Motores | 07/12/2012 | 18h55

Honeywell aproveita Inovar-Auto para impulsionar negócios

Produção de motores a gasolina turbinados chegará a 17 milhões em 2017

CAMILA FRANCO, AB

A Honeywell Turbo Technologies, fabricante dos turbos Garrett, quer aproveitar a meta de redução do consumo de combustível do Inovar-Auto para turbinar seus próprios negócios. Segundo José Rubens Vicari, diretor-geral no Brasil da Honeywell Transportation Systems, a empresa já tem à disposição das fábricas de automóveis do Mercosul novos turbos para motores a gasolina e flex, capazes de garantir potência com redução de tamanho e consumo. Duas das montadoras instaladas no Brasil já fecharam com a fornecedora e outras mostraram interesse em seus produtos, conta Christian Streck, gerente de engenharia da Honeywell, sem revelar quais.

O engenheiro explica que antes mesmo da regulamentação do novo regime as duas montadoras começaram negociações informais com a Honeywell. “No período, elas não sabiam quando a meta de eficiência energética seria estabelecida pelo programa e nem quanto seria. Mas já estavam cientes de que deveriam reformular sua linha de motores e que os turbos, aliados à tendência de downsizing (redução do tamanho do bloco), seriam uma excelente solução para isso.”

O diretor-geral Vicari ressalta que houve expansão no mercado brasileiro de veículos importados com turbocompressor – boa parte são modelos de plataformas globais desenvolvidos na Europa e nos Estados Unidos, como é o caso dos novos Ford Fusion e Volkswagen Fusca, só para citar dois exemplos. A expectativa da Honeywell é que a produção global de motores a gasolina turbinados passe de 6 milhões em 2011 para 17 milhões em 2017. “Por causa de regulamentações de emissões em diversos países, esse número será multiplicado aproximadamente por três em seis anos”, explica Streck.

NOVA LINHA

A mais nova linha global de turbos da Honeywell que contribuirá para o atendimento ao Inovar-Auto é a NGT (New Generation Turbo) para motores a diesel, gasolina e flex. São cerca de sete modelos de diferentes vazões. “Os turbos foram projetados com materiais adequados à utilização do etanol, compatibilizando dois objetivos: funcionar bem com a tecnologia flex e, para os motores a gasolina, apresentar bom desempenho nas elevadas altitudes da Cordilheira dos Andes, em veículos utilizados em países como Argentina, Chile, Equador, Peru e Colômbia”, declara Vicari. Os centros de pesquisas da marca em todo mundo, inclusive o laboratório da empresa em Guarulhos (SP), segundo o diretor-geral, apontam as necessidades de seus mercados e trabalham em conjunto com várias tecnologias para desenvolvimento dos produtos.

De acordo com Streck, o diferencial desta geração, que começou a ser projetada há oito anos e há três tem sido aplicada em grande parte nos motores europeus e norte-americanos, está na melhoria da aceleração do motor. “Esse tipo de turbo não apresenta atraso em rotação baixa. Ele responde assim que é acionado o acelerador. Além disso, tem design compacto, facilitando sua montagem no veículo, e a carcaça da turbina é dividida, o que contribui para controlar a pressão do turbo e, consequentemente, aproveitar melhor os pulsos de energia.”

“A adoção de um motor menor e turbinado garante redução de 10% do consumo de combustível na comparação com um propulsor com o mesmo nível de tecnologia, porém maior e sem turbo”, calcula o engenheiro. Ele acredita que as montadoras deverão priorizar melhorias em motores menores e mais vendidos, que terão impacto maior na meta de eficiência energética do Inovar Auto. E prevê que os turbos serão adotados principalmente em automóveis com faixa de potência de 100 cv a 140 cv.

DESEMPENHO

Enquanto esquentam as negociações de novos turbos para motores a gasolina e flex, as atividades da Honeywell no Brasil em 2012 foram focadas no segmento de propulsores a diesel, com fornecimento a quase todas as fabricantes de motores para pick-ups, caminhões, ônibus e maquinas agrícolas.

Com a queda de produção e vendas de caminhões no ano, em decorrência da entrada da tecnologia Proncove P7 (Euro 5), o volume de produção da Honeywell também apresentou retração: em torno de 10% a 12% no fornecimento para fábricas e 5% para o mercado de reposição.

Em contrapartida, a empresa registrou aumento das exportações para países da América do Sul, em torno de 7%, principalmente para Argentina, Chile, Peru e Colômbia, que tiveram desempenho econômico melhor que o do Brasil. Mas os números de 2012 não devem se aproximar aos de 2011 e, sim, aos níveis de 2010. Esse crescimento também é creditado ao programa que a Honeywell estabeleceu para o desenvolvimento de mercados externos, com a nomeação de uma rede de assistência técnica e de vendas em todo o continente.

PERSPECTIVAS

Para o próximo ano, a Honeywell prevê recuperação, em virtude dos recentes programas de incentivo do governo para dinamizar o mercado de caminhões, da aceleração das obras para os eventos previstos a partir de 2014 e de lançamentos de novos modelos de veículos no mercado brasileiro. Em 2013, a empresa deve lançar sete novos modelos de turbos para o mercado de reposição e ampliar a rede de serviços e de vendas, atualmente com 330 postos em todo o País. Espera produzir 12% a mais do que fabricou em 2010 e exportar de 4% a 5% a mais do que em 2012.



Tags: Honeywell, turbos, Garret, Inovar-Auto, eficiência energética, Christian Streck, José Rubens Vicari.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência
Наш нужный веб сайт , он описывает в статьях про QvantumMine mmgp http://profvest.com
reaper cosplay for sale

www.generico-pro.com/