Automotive Business
Siga-nos em:

Inovação

Ver mais notícias
Grupo de empresas automotivas trabalha por soluções de blockchain

Parcerias | 10/05/2018 | 17h27

Grupo de empresas automotivas trabalha por soluções de blockchain

ZF, BMW, Bosch, Ford, GM e Renault se uniram à Mobi, organização focada em desenvolver padrões para a tecnologia

REDAÇÃO AB

Uma série de companhias com foco na indústria automotiva decidiu unir esforços no Mobi, Mobility Open Blockchain Initiative, um grupo dedicado a definir normas e padrões para o uso de blockchain na mobilidade. Segundo a organização, a tecnologia é capaz de tornar o transporte mais seguro, sustentável e acessível. Já participam da iniciativa como membros fundadores ZF, BMW, Bosch, Ford, GM e Renault.

A blockchain é vista como uma possível solução para garantir a segurança cibernética dos carros autônomos e conectados. A tecnologia permite registrar e armazenar informações em tempo real e em ordem cronológica. Tudo é armazenado de forma descentralizada e, assim, cada operação é confirmada e autenticada sucessivamente antes de ser registrada. É um tipo de banco de dados que, por suas características, é visto como à prova de fraude, já que um hacker não conseguiria invadir o sistema e vazar ou alterar as informações registradas nele. O que entra para a blockchain é imutável.

As empresas que integram o Mobi querem desenvolver padrões para que companhias automotivas usem a blockchain para prevenir ataques cibernéticos aos veículos. A ideia ali é criar um banco de dados que inclua informações de diversas formas de mobilidade, concentrando os dados de carros, da infraestrutura e de fornecedores de serviços e garantindo que os diversos elos da cadeia de mobilidade tenham acesso às mesmas informações.



Tags: Blockchain, Mobi, mobilidade, automotiva, ZF, BMW, Bosch, Ford, GM, Renault.

Veja também

AB Inteligência