Automotive Business
Siga-nos em:

Inovação

Ver mais notícias
Ford testa comunicação de carros com infraestrutura na China
Tecnologia C-V2X amplia a capacidade do veículo de ver, ouvir e entender o ambiente ao redor, como semáforos apagados

Tecnologia | 18/04/2018 | 18h55

Ford testa comunicação de carros com infraestrutura na China

Conexão via celular com tudo ao redor aumenta a segurança do tráfego

REDAÇÃO AB

A Ford está testando na China a tecnologia C-V2X, cujo nome deriva da expressão vehicle-to-everything, que permite a comunicação do veículo com a infraestrutura à sua volta via celular, aumentando a segurança do tráfego.

Ela amplia a capacidade do veículo de ver, ouvir e entender o ambiente ao redor, incluindo cruzamentos sem visibilidade ou condições climáticas desfavoráveis. Assim, permite que carros, pedestres e ciclistas colaborem e respondam com mais eficiência em situações perigosas.

O programa ocorre em parceria com a Datang, estatal chinesa especializada no desenvolvimento e produção de equipamentos para sistemas de informação. A companhia teve papel-chave na padronização global das tecnologias 3G e 4G e agora faz o mesmo com o 5G.

A tecnologia C-V2X pode melhorar a segurança e a eficiência do tráfego, dando suporte à direção autônoma em todo o mundo. Os testes ocorrem desde o fim de 2017 na chamada “zona piloto nacional de veículos inteligentes” em Xangai, a primeira área de demonstração de carros conectados da China.

As avaliações dos automóveis seguiram os padrões da 5G Automobile Association (5GAA), órgão que reúne as indústrias de telecomunicação e automotiva para o desenvolvimento das soluções de mobilidade do futuro.

“Para chegarmos aos carros inteligentes em cidades inteligentes, toda a tecnologia deverá falar a mesma linguagem”, diz Don Butler, diretor executivo de veículos e serviços conectados da Ford.



“Acreditamos que o C-V2X pode reduzir os congestionamentos e acidentes, criando a infraestrutura para os veículos autônomos e recursos inteligentes de segurança.”



Tags: Ford, C-V2X, 3G, 4G, 5G, Datang, Don Butler.

Veja também

AB Inteligência