Tecnologia
|
06/04/2018
|
19h31
Citroën vai testar comunicação entre automóveis
Na França, clientes da marca terão modelos C4 e DS 4 conectados com a via e com outros carros
REDAÇÃO AB
O Grupo PSA inaugura nova fase do projeto Scoop, iniciativa que começou em 2014 na França com a meta de desenvolver sistema inteligente de transporte para reforçar a segurança viária e melhorar a gestão do tráfego. A empresa anunciou que que vai oferecer a seus clientes a possibilidade de testar a tecnologia V2X (Vehicle to Everything, em que o automóvel troca dados e informações com outros carros e com as vias e infraestrutura).
O sistema funciona por meio de unidades embarcadas nos veículos – um modem, duas antenas e um software – e ainda sistemas conectados nos centros de gestão de tráfego. A ideia é que, com tudo interligado, seja possível antever alguns acontecimentos e, assim, evitar acidentes. Para o Grupo PSA, este recurso é de grande relevância para o carro autônomo, que vai combinar estas informações aos dados captados por radares e câmeras do automóvel.
Por enquanto 15 clientes testarão a novidade em condições reais de uso. Segundo a empresa, dois mil quilômetros de estradas na França já estão equipadas com a tecnologia. Além do Grupo PSA, participam do projeto Scoop outras empresas e entidades do país, como a Renault, a concessionária de rodovias Sanef, a operadora de telecomunicações Orange. Tudo é coordenado pelo ministério dos Transportes francês.
Tags: Citroën, tecnologia, comunicação, veículo, carro conectado.