Automotive Business
Siga-nos em:

Inovação

Ver mais notícias

Tecnologia | 15/02/2018 | 17h18

Grupo VW usará padrão WLANp em seus veículos

Rede de comunicação entre veículos e ambiente trará mais segurança

REDAÇÃO AB

As marcas do Grupo VW usarão a partir de 2019 na Europa o padrão WLANp, já testado de forma abrangente para a comunicação entre veículos e também com o ambiente ao redor. A montadora acredita que a introdução da tecnologia como equipamento padrão em modelos de grande volume ou veículos comerciais vai melhorar de forma significativa a segurança nas estradas da Europa.

A sigla vem do inglês Wireless Local Area Network, rede local sem fio, em português. Independentemente da montadora, a comunicação entre os veículos e o ambiente ao redor será um fator-chave na redução de acidentes. As informações relevantes a cerca de 500 metros ao redor de um veículo são transmitidas em alguns milissegundos de um carro para outro ou partilhadas com a infraestrutura de tráfego.

O trânsito de caminhões em comboios sincronizados, também baseado na tecnologia, resultará não só no aumento da segurança como em economia de combustível. De acordo com o chefe de pesquisa e desenvolvimento do Grupo VW, Ulrich Eichhorn, todas as condições para a introdução da tecnologia foram atendidas. “Vamos melhorar significativamente a segurança viária em toda a Europa”, conclui.

Veja também

AB Inteligência